12 JULHO

 

 

 

ODAIL JOSÉ PERTILE (sacerdote)

 

Padre Pértile, nosso eterno mestre!

Padre José Odail Pértile, natural da Cidade de Limeira-SP, nascido aos 13 de março de 1952; filho de Olga e Eugênio Pertile, ingressou em nossa Casa de Formação em Campinas, aos 10 de janeiro de 1973, com 21 anos. Após os estudos de Filosofia, ingressou no Noviciado, aos 23 de janeiro de 1977, emitiu a Primeira Profissão dos Votos, aos 24 de janeiro de 1978, e a Profissão Perpétua, aos 23 de janeiro de 1981, sempre na cidade de Campinas-SP. Findo o curso de Teologia, foi ordenado sacerdote em Americana-SP aos 23 de janeiro de 1982, frequentando, em seguida, o curso de Licenciatura em História Civil.

Exerceu seu ministério sacerdotal nas cidades de: Itararé, Santo Antônio do Sudoeste-PR; Francisco Beltrão-PR, Ituaçu-BA, Uberaba-MG, São Caetano do Sul, Campinas. Após uma breve permanência na Província São José, seguiu para Verona (Itália), onde foi um dos Coordenadores do Ano Internacional de Formação e Apostolado (AIFA: 2014-2015).

Funções assumidas: Superior Provincial, Conselheiro Provincial, Mestre de noviços, Pároco, Vigário Paroquial e Formador.

Como estigmatino, sobressaiu pela piedade sólida: "homem de oração"; disponibilidade e prontidão em aceitar decisões e encargos; grande sensibilidade diante das necessidades da Congregação e das Províncias; convivência com os confrades sempre alegre, cordial, expansiva e entusiasta; missionário e formador mediante zelo incansável; criador e realizador de projetos em perspectiva de futuro: "Homem de visão".

Foi, em meio a este zelo ardoroso pelas atividades apostólicas, que seu organismo, aos poucos, começou a manifestar uma hipertensão quase incontrolável, culminando com diabete e pneumonia fatal.

(Vida Nossa - 1.8.2019)

 

 

Província Santa Cruz, Brasil

Nascimento: 13 de março de 1952 (Limeira, SP)

Ingresso: 10 de janeiro de 1973 (Campinas, SP)

Primeira Profissão: 24 de janeiro de 1978 (Campinas, SP)

Profissão Perpétua: 23 de janeiro de 1981 (Campinas, SP)

Ordenação Sacerdotal: 23 de janeiro de 1982 (Americana, SP)

Falecimento: 12 de julho de 2019 (Campinas, SP)

 

Padre Pertile nasceu na cidade de Limeira-SP, no dia 13 de março de 1952, filho de Eugênio e Olga Pértile. Ingressou em nossa Casa de Formação, em Campinas, em 10 de janeiro de 1973. Após os estudos de Filosofia, foi admitido ao Noviciado em 23 de janeiro de 1977. Emitiu a sua Primeira Profissão de Votos em 24 de janeiro de 1978, e a Profissão Perpétua em 23 de janeiro de 1981, sempre na cidade de Campinas-SP. Findo o curso de Teologia, foi ordenado sacerdote em Americana-SP em 23 de janeiro de 1982, frequentando, em seguida, o curso de Licenciatura em História Civil.

Exerceu seu ministério sacerdotal nas cidades de: Itararé (BA), Santo Antônio do Sudoeste and Francisco Beltrão (PR), Ituaçu (BA), Uberaba (MG), São Caetano do Sul and Campinas (SP). Após uma breve permanência na Província São José, seguiu para Verona (Itália), onde foi um dos Coordenadores do “Ano Internacional de Formação e Apostolado” (AIFA), em 2014-2015. Funções que assumiu: Superior Provincial, Conselheiro Provincial, Mestre de noviços, Pároco, Vigário Paroquial e Formador.

Como estigmatino, sobressaiu pela piedade sólida: “homem de oração”; disponibilidade e prontidão em aceitar decisões e encargos; uma grande sensibilidade diante das necessidades da Congregação e das Províncias; convivência com os confrades sempre alegre, cordial, expansiva e entusiasta; missionário e formador de incansável zelo; criador e realizador de projetos em perspectiva de futuro: “homem de visão”.

Foi, em meio a este zelo ardoroso pelas atividades apostólicas que seu organismo, aos poucos, começou a manifestar uma hipertensão quase incontrolável, culminando com diabetes e pneumonia fatal.

Nosso estimado Pe. Pertile voltou à Casa do Pai no anoitecer do dia 12 de julho de 2019, em Campinas. Foi sepultado no dia 13 de julho em Americana no jazigo de sua família. RIP.

 

Versione inglese    Versione Italiana