16 DICEMBRE

 

FRANCISCO RAUL DE NARDI (sacerdote)

 

 

*03.12.29           16.12.12

 82 anni

 

O Pe. Francisco Raul De Nardi nasceu em São Caetano do Sul, SP, no dia 03 de dezembro de 1929. Filho de Antônio De Nardi e Maria Joana Pinto De Nardi. Foi batizado em São Caetano do Sul, no dia 26 de janeiro de 1930. Foi crismado no dia 24 de dezembro de 1931. Ingressou no Colégio Santa Cruz de Rio Claro, SP, no dia 01 de março de 1942. Fez o curso do 2º grau em Ribeirão Preto, SP, onde também fez o noviciado no ano de 1951 e fez sua primeira profissão em Ribeirão Preto em 16 de fevereiro de 1952. Fez em seguida o curso de filosofia em Ribeirão Preto.

Em 1953, com um grupo de professos, foi à Itália, para fazer o curso de teologia. Fez sua profissão perpétua em Verona no dia 16 de fevereiro de 1955.

Quando estudava em Ribeirão Preto, foi a uma chácara para colher ramos de cipreste, com a finalidade de fazer florões destinados a envolver a caixa de água do Seminário, no dia de sua inauguração. Quando estava no alto do cipreste, o galho quebrou e ele caiu de cabeça no chão, fraturou o nariz e ficou com grande hematoma no rosto.

Provavelmente em consequência desse tombo, quando estudava teologia, em Verona, Itália, sofreu ataques epiléticos. Em decorrência desse mal físico, ao terminar o curso de teologia, não pode ser ordenado sacerdote. Voltou ao Brasil e com resignada paciência teve que esperar uns dez anos para receber a licença de ser ordenado sacerdote, após conseguir um bom resultado no tratamento da epilepsia. Como professo, enquanto esperança pacientemente a licença para sua ordenação, prestou seus serviços em várias Comunidades da Província Santa Cruz, especialmente nas casas de Formação.

Após receber a licença, foi ordenado sacerdote no dia 08 de dezembro de 1966, em São Caetano do Sul, pela imposição das mãos de D. Jorge Marcos de Oliveira, Bispo diocesano de Santo André, SP.

Após sua ordenação prestou seus trabalhos apostólicos em várias Comunidades. Em 1969 veio trabalhar em Morrinhos, em seguida prestou seus serviços em várias Comunidades da Província São José tais como: Luziânia, Uberaba, Ituiutaba, Goiânia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, sempre com muito empenho e dedicação.

Já de idade avançada Pe. Raul foi destinado à Comunidade de Uberaba, onde continuou seu trabalho na medida do possível. Um pouco mais debilitado ele foi levado à Goiânia e sendo acomodado no Seminário, com a assistência constante de um enfermeiro. Em certo momento sua saúde ficou mais abalada. Levando ao Hospital e após acurados exames, foi constatado câncer no fígado. Foram então feitos os encaminhamentos programados pelos médicos, sempre com assistência constante de um enfermeiro.

No início do mês de dezembro deste ano, com o agravamento de seu estado físico, ele foi internado no Hospital Araújo Jorge de Goiânia. Nestes últimos dias seu estado se agravou e por falência múltipla dos órgãos, devido a um avançado câncer no fígado, veio a falecer às 08h30min. do dia 16 de dezembro de 2012, o terceiro domingo do Advento. Ele havia recebido a absolvição geral, a unção dos enfermos e o viático. Ele estava com 83 anos de idade e 46 anos de sacerdócio.

Pe. Raul foi um religioso exemplar, fiel cumpridor de seus deveres religiosos e um sacerdote piedoso, com verdadeiro espírito missionário, dedicado, atencioso e um grande apóstolo no exercício de seu ministério. Era um bom companheiro, gostava de uma boa conversa e sempre deixava transparecer seu dote galhofeiro.

Seu corpo foi velado, à tarde do dia 16 de dezembro, na igreja dos Sagrados Estigmas, com missa de corpo presente rezada às 18 horas, presidida pelo Superior Provincial Pe. Eriberto Xavier dos Santos, concelebrada por vários sacerdotes, com grande participação de fiéis.

Foi depois transladado para Morrinhos e velado na igreja São Sebastião. No dia 17 de dezembro de 2012 foi rezada missa de corpo presente às 10 horas, também presidida pelo Superior Provincial Pe. Eriberto Xavier dos Santos, concelebrada por 12 padres e um diácono com grande presença de fiéis. Após as exéquias foi sepultado no jazigo dos Estigmatinos no Cemitério São Miguel de Morrinhos.

Vamos lembrar-nos de nossas orações para seu eterno descanso na casa do Pai.

 

Italiano